Visita Régia de D. Dinis a Terras Transmontanas

Contexto Histórico 2015

A figura central da Feira Medieval é D. Dinis, filho de Afonso III e de D. Beatriz de Castela aclamado rei, em Lisboa em 1279, para iniciar um longo reinado de 46 anos.

Em 1281, dois anos após ter subido ao trono D. Dinis encetou uma visita régia, com a duração de dois meses, a Santa Cruz da Vilariça. Este povoado fortificado medieval e fundado no séc. XII, recebeu a carta de foral atribuído pelo Rei Sancho II de Portugal, em 1225.

Nesta sua viagem, D. Dinis, teve ocasião de se aperceber através de longas incursões pelo território das características da região, das suas dificuldades e das suas potencialidades.

 Sendo um rei empreendedor, que fixou definitivamente as fronteiras e reorganizou o território português, D. Dinis, na sua passagem por Santa Cruz da Vilariça verifica a centralidade do lugar onde hoje se situa Torre de Moncorvo. Daí que viesse a conceder a Torre de Moncorvo carta de foral, a 12 de abril de 1285 e a carta de feira, em 1319.

Nesta edição da feira, pretende-se recriar a visita do Rei a terras de Moncorvo, desde a sua chegada até ao cortejo de despedida, assim como a sua participação em atos oficiais e atividades de convívio e lazer.  A abordagem teatral tem grande foco nos povos e culturas que cruzavam as ruas e praças desta vila, a troca de cultura, gastronomia e comércio terá destaque nas várias intervenções ao longo dos três dias…

Copyright © Municipio de Torre de Moncorvo

Subscrever

Subscreva para receber informações sobre a Feira Medieval de Torre de Moncorvo