Início

9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo realiza-se de 8 a 10 de abril de 2022

normal1.jpg

A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo promove de 8 a 10 de abril mais uma edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo com o tema Trovas D’El Rei D. Dinis na Terra do Ferro.

Esta edição conta com 11 espaços de animação distribuídos pelo centro histórico da vila e 13 áreas temáticas, entre elas o Largo das Artes e Ofícios Medievais. Ferrarias. Aldeamento Medieval; Mercadores, Artesãos e Místicos; Tabernas Medievais; Acampamento Militar; Acampamento de Vivência Militar; Cetraria; Liça; Estábulos e Passeios de Cavalgaduras Pelas Ruas do Burgo; Exposição Memórias que Fazem História; Acampamento Medieval – Espaço Infantil; Quintinha dos Animais; Animação de Rua e Espetáculos.

Do vasto programa destacamos, no dia 8 de abril, o Cortejo do Rei e Sua Corte e o espetáculo “Soterrados” que recria uma jorna de trabalho dos mineiros em que a terra treme e os mineiros ficam aprisionados. No dia 9 de abril, realiza-se Teatro em Caixa (teatro de marionetas), o Torneio D’Armas a Cavalo, o Batizado Medieval e o espetáculo “Não São Flores Senhor, São Pedras”, cujos protagonistas são o Rei D. Dinis e a Rainha D. Isabel. No dia 10 de abril, realçamos o Torneio D’Armas a Cavalo, o Pelourinho, a Cerimónia de Investidura de um Cavaleiro, o Cortejo dos Cavaleiros e a Entrega de Oferendas a El Rei D. Dinis.

Nos dias 9 e 10 de abril, os visitantes podem ainda participar e vivenciar um acampamento de Vivências Militares, onde é possível experienciar técnicas de combate, treino de espadas, além das explanações sobre as características dos equipamentos e dos objetos de combate e defesa.

Não menos importante é o mercado medieval constituído por cerca de 90 artesãos, mercadores, místicos e tabernas que durante os três dias vendem os produtos da época e também os produtos endógenos do concelho.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes em Portugal, devido à grande envolvência dos comerciantes e população local, que se vestem a rigor e participam ativamente na iniciativa. Uma outra particularidade é a de ser sempre dedicada ao Rei D. Dinis e de ter sempre como ponto de partida o ferro de Moncorvo.

Este é o ponto de partida para encetarmos uma viagem histórica à terra do ferro, durante a idade média. Aqui, é possível fazer compras num mercado medieval, participar em repastos nas tabernas, passear pelas ferrarias e mercado do ferro, assistir a várias recriações históricas e apreciar trovas e folguedos nos vários espaços do centro histórico, que servem de cenário a esta Feira Medieval.

  • Visualizações: 387

Copyright © Municipio de Torre de Moncorvo

Subscrever

Subscreva para receber informações sobre a Feira Medieval de Torre de Moncorvo